CGU - Acesso a Informação Portal Brasil UFRJ Faculdade de Farmácia da UFRJ

   Departamento de Produtos Naturais e Alimentos
  - DPNA -

Coordenador(a):


  Disciplinas

BROMATOLOGIA I
Professor Responsável: ALDO F. DA SILVA
EMENTA:
Relação entre ciência dos alimentos e nutrição. Conceito de alimento. Classificação e valor calórico dos alimentos. Leis gerais da alimentação. Estudo Químico bromatológico dos alimentos: glicídios de origem animal e vegetal: alimentos protéicos. Pigmentos e suas alterações. Estudo bioquímico dos frutos. Alterações químicas enzimáticas e não enzimáticas. Água, sua relação com a deterioração dos alimentos.

BROMATOLOGIA II
Professor Responsável: MIRIAN RIBEIRO LEITE MOURA
EMENTA:
Estudo químico bromatológico da água, vitaminas e sais minerais, bebidas estimulantes, condimentos e especiarias, lipídeos (origem animal e vegetal), características dos tecidos vegetais. Aditivos químicos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALIMENTOS
Professor Responsável: MIRIAN RIBEIRO LEITE MOURA
EMENTA:
Realização de estágio prático, sob supervisão de docente e orientação de técnicos responsável pela Instituição (empresa privada, laboratório governamental, centro de pesquisas, etc.), desenvolvido em situações reais, na produção e controle bromatológico, toxicológico e microbiológico de alimentos.

FARMACOGNOSIA I
Professores Responsáveis:
NEI REGIS SEABRA DE BRITO (FFA) FÁBIO DE SOUSA MENEZES (FFB) MIGUEL ZACHIS (FFC) MARIA ISABEL S. DOS SANTOS (FFD)
EMENTA:
Nesta Disciplina busca-se, através da literatura apropriada e das aulas práticas e teóricas, transmitir aos alunos conhecimentos básicos de química de produtos naturais e composição micromolecular das principais drogas de origem vegetal.

FARMACOGNOSIA II
Professor Responsável: SUZANA GUIMARÃES LEITÃO
EMENTA:
Fármacos portadores de alcalóides, tânicos, terpenos, antraquinonas. Métodos de extração, separação e identificação. Descrição macro e microscópica das espécies de interesse farmacêutico usos terapêuticos.

FARMACOBOTÂNICA
Professores Responsáveis:
RICARDO LAINETTI (FFA) e ANA CLAUDIA DE M. VIEIRA

ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS
Professor Responsável: FÁBIO DE SOUSA MENEZES

INTRODUÇÃO A QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS
Professor Responsável: GILDA G. LEITÃO (NPPN)

PLANTAS MEDICINAIS
Professor Responsável: RICARDO LAINETTI
EMENTA:
Cultivo, coleta e secagem de plantas medicinais, conceitos de química vegetal. Produção de metabólitos secundários. Principais grupos de princípios ativos. Noções de abordagem fitoquímica. Estudo de plantas medicinais, usos, princípios ativos e toxicidade.

QUÍMICA BROMATOLÓGICA
Professores Responsáveis:
ANTONIO A. FIGUEIREDO (FFA) e LUIZ EDUARDO CARVALHO (FFB)
EMENTA:
Conceituação de alimentos. Importância dos glicídios, lipideos e proteínas na alimentação. Vitaminas, minerais e água: importância.alteração dos alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Principais microorganismos causadores de intoxicações alimentares.

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS I
Professor Responsável: LUIZ EDUARDO CARVALHO
EMENTA:
Noções fundamentais de tecnologia e conservação de alimentos. Causas e efeitos das alterações de qualidade, perda de nutrientes.

Processos utilizados: Calor, frio, desidratação, agentes químicos, fermentação e outros: embalagens. Limpeza e sanitização

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS II
Professor Responsável: ANTONIO A. FIGUEIREDO
EMENTA:
Tecnologia dos principais produtos alimentícios de origem animal e vegetal. Apresentação de parâmetros importantes utilizados pela industria. Matéria prima, beneficiamento, conservação, e outros aspectos importantes que influem na qualidade. Tecnologia de alimentos para dietas especiais. Legislação de alimentos e defesa do consumidor.

TÉCNICAS DE SOCORRISMO
Professor Responsável: MARIA ISABEL S. DOS SANTOS
EMENTA:
Introdução e histórico dos primeiros socorros. Aspectos éticos e legais da prestação de socorro. Recursos práticos para aliviar dores em geral. Funções vitais. Sinais vitais. Sinais de apoio. Asfixia. Parada cardio-respiratória. Hemorragias. Queimaduras. Traumatismos. Feridas. Acidentes com animais. Afogamentos. Envenenamentos. Alterações circulatórias e psicomotoras. Assistência ao parto. Emergências clínicas. Resgate e transporte de acidentados. Medida da Pressão arterial. Determinação de grupos sangüíneos. Técnica de aplicação de injeções. Coleta de sangue.


CONTATO:
Telefone:
(21) 2562-6425
Fax:
 
E-mail:
 
Endereço:
CCS - Bloco A - 2º andar



Fórmula Empresa Júnior Fac. de Farmácia da UFRJ


Ouvidoria da UFRJ
Desenvolvido por: Cúpula Informática
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Bloco K - Sala 050 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55-21-2562-6399