CGU - Acesso a Informação Portal Brasil UFRJ Faculdade de Farmácia da UFRJ

   Departamento de Produtos Naturais e Alimentos
  - DPNA -

Coordenador(a):

  Projetos de Pesquisa


ASPECTOS ANATÔMICOS E ECOLÓGICOS DAS MALPIGHIACEAE DA RESTINGA DE MARICÁ (RJ)
Colaboradores: Prof. Ricardo Lainetti (Farmacêutico)
Luiz Augusto de S. Guimarães
RESUMO:
Este projeto visa o estudo da Biologia Reprodutiva e da Anatomia Floral das treze espécies de Malpighiaceae que ocorrem nas restingas do Município de Maricá(RJ) para compreensão da participação destes taxa no ecossistema. A família Malpighiaceae sempre despertou a atenção dos cientistas em diferentes campos do conhecimento como Etnobotânica, Fitoquímica, Biologia da Reprodução, Anatomia, entre outros.

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E INTERVENÇÕES
EM NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA
RESUMO:
Atualmente, está em andamento uma pesquisa voltada para identificar e analisar as tecnicalidades que, associadas com as intervenções nutricionais implementadas nos últimos 25 anos, possam traduzir as influências de grupos de interesse, na formulação e execução desses programas. Além das tecnicalidades de natureza bioquímica ou biológica, estão sendo também consideradas outras, de natureza social, como critérios para seleção de beneficiários e definição de produtos e respectivos fornecedores. Com a conclusão prevista para julho de 1997, essa linha investigativa tende a ocupar-se, também, dos programas voltados para a distribuição gratuita de medicamentos.

BIOATIVIDADE E TOXIDEZ DE EXTRATOS VEGETAIS
FRENTE A SISTEMAS ANIMAIS
Colaborador: Prof. Miguel Zachis (FF/UFF)
RESUMO:
Busca-se no projeto a identificação de extratos bioativos, ou tóxicos, de espécies vegetais frente a sistemas animais, como larvas de Artemia salina (brine shrimp bioassay), como proposto por McLaughin et cols. com modificações propostas. A publicação dos resultados obtidos nas análises efetuadas, contribui com a descoberta e o desenvolvimento de novas substâncias bioativas, notadamente anticancerígenas, por outros grupos de pesquisas, ou revela índices perigosos de toxidez em plantas e seus extratos alcoólicos e aquosos.

PERCEPÇÃO PÚBLICA SOBRE INOCUIDADE E
VALOR NUTRITIVO DE ALIMENTOS
RESUMO:
Aspectos relacionados com prazo de validade, rotulagem de aditivos e ingredientes, informação nutricional, alertas em saúde - dentre outros conteúdos presentes nos rótulos e propagandas - são utilizados como substrato para estudos sobre percepção pública sobre produtos de consumo em geral, mas principalmente sobre alimentos. Dos resultados dessas investigações, pretende-se extrair diretrizes e dados que melhor orientem o processo de elaboração das normas e processos que norteiam a vigilância sanitária.



CONTATO:
Telefone:
(21) 2562-6425
Fax:
 
E-mail:
 
Endereço:
CCS - Bloco A - 2º andar



Fórmula Empresa Júnior Fac. de Farmácia da UFRJ


Ouvidoria da UFRJ
Desenvolvido por: Cúpula Informática
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Bloco K - Sala 050 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55-21-2562-6399