CGU - Acesso a Informação Portal Brasil UFRJ Faculdade de Farmácia da UFRJ

   Direção

Nosso Plano Diretor tem por meta principal dotar a Faculdade de Farmácia de uma infra-estrutura que permita a execução da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão de forma eficiente e sobretudo, competitiva.

Quando assumimos esta proposta tínhamos a consciência de que corríamos o risco de frustar a comunidade, pois os recursos destinados às Universidades Públicas, estavam sendo drasticamente reduzidos. Entretanto, uma análise comparativa da atual situação da Faculdade de Farmácia nos dá a certeza de que avançamos no cumprimento de nossos objetivos, mesmo dentro das adversidades do período.

O Quadro de Professores e de Funcionários teve um crescimento significativo, recuperando-se a relação alunos/funcionários/professores diminuída ao longo dos últimos anos. Além de crescer, o quadro de recursos humanos da Unidade qualificou-se. O parque de equipamentos científicos e de apoio à administração, altamente sucateado, apresenta sintomas de recuperação.

No Ensino da Graduação, a reforma curricular teve inicio e os índices acadêmicos apresentam sintomas de recuperação. A Pós-Graduação, reestruturada, apresenta sinais de revitalização, principalmente com o crescimento na relação Teses Defendidas/Alunos Inscritos.

A área física da Faculdade de Farmácia aumentou, depósitos foram transformados em laboratórios.

Reformas na estrutura acadêmica e administrativa foram realizadas. A reforma departamental assegurou a todos os novos Departamentos um crescimento no número de Professores e na Qualificação do Quadro Docente.

A criação da Coordenação de Extensão permitiu agilizar a interação da Unidade com as comunidades carentes de serviços da Universidade e os meios produtivos da região.

A Biblioteca da Unidade tornou-se uma realidade adaptada à era da informática, meios de acesso a banco de dados via Internet, sistema de reprodução de documentos e imagens digitalizados, além de oferecer instalações mais confortáveis aos seus usuários.

Hoje a Faculdade de Farmácia dispõe de uma rede de computadores que agilizou a Administração e sobretudo a gerência da vida acadêmica da Unidade. Implantou-se o Laboratório de Informática da Graduação (LIG). Os primeiros setores informatizados foram as Coordenações de Ensino de Graduação e da Pós Graduação, os Setores de Pessoal e a Biblioteca. Estamos próximo a conclusão da rede, dispondo todos os Departamentos com acesso aos recursos da Internet.

O mais importante, asseguramos a todas as vertentes de trabalho, do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, meios de crescimento.

Estas conquistas, realizadas graças ao esforço de Professores, Funcionários e alunos da Faculdade de Farmácia e ao apoio dos Colegiados da UFRJ, ainda são poucas diante às necessidades de qualificar a Faculdade de Farmácia para reverter a situação da saúde pública da população, mas foram conquistas importantes, que nos fazem crer que a Faculdade de Farmácia, ao comemorar o seu cinqüentenário de autonomia acadêmica e administrativa, demonstra a maturidade e juventude indispensável para assegurar o seu futuro.


Contato:

Telefones:
Funcionário e-mail
Denise Martins Borchers denise @pharma.ufrj.br
Elizabeth Evangelista evangelista @pharma.ufrj.br
José Carlos Cardoso não possui
Lucio Mendes Cabral lmcabral @pharma.ufrj.br
Maria do Rosário Rodrigues Sarução rosario @pharma.ufrj.br
Marilza Aparecida Esteves marilza @pharma.ufrj.br




Fórmula Empresa Júnior Fac. de Farmácia da UFRJ


Ouvidoria da UFRJ
Desenvolvido por: Cúpula Informática
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Bloco K - Sala 050 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55-21-2562-6399