« F A C U L D A D E    D E    F A R M Á C I A     60 ANOS »
Home
   Farmacotécnica Homeopática na FF da UFRJ

Em 1977, a Assembléia Geral de Saúde da OMS aconselhou a utilização das práticas não convencionais de saúde a partir do ano 2000 em todos os países (Resolução 30.49 de 1977). A homeopatia figura no cenário das Práticas ditas não convencionais, sendo que no ano de 2006, passou a fazer parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), mediante Portaria de número 971 do Ministério da Saúde. A oficialização da homeopatia no Brasil como especialidade médica e farmacêutica, data dos anos de 1980 e 1991, respectivamente, quando a mesma foi reconhecida pelos conselhos federal de medicina e de farmácia.

A disciplina de Farmacotécnica Homeopática da Faculdade de Farmácia da UFRJ foi inicialmente implementada pela Farmacêutica Homeopata e Professora da Faculdade de Farmácia: Marta Côrtes Duartes, que faleceu precocemente no ano 1998 interrompendo o ensino de Homeopatia em nossa Faculdade. Além da Profa. Marta tivemos a participação da farmacêutica homeopata Barbara de Holleben que voluntariamente ofereceu a disciplina na Faculdade de Farmácia por vários anos. A partir do ano de 2002 por iniciativa das Profas. Sheila Garcia e Carla Holandino a disciplina de Farmacotécnica Homeopática foi assumida pelo Depto. de Medicamentos em parceria da AFHERJ (Associação de Farmacêuticos Homeopatas do Estado do Rio de Janeiro). A AFHERJ passou a disponibilizar membros de sua diretoria para virem a UFRJ abordar com os graduandos do curso de farmácia, assuntos pertinentes a esta terapêutica.

Com a publicação da Resolução 440 de 22 de setembro de 2005 do Conselho Federal de Farmácia, a disciplina de Farmacotécnica Homeopática foi reformulada, passando a ter 60 horas as quais precisam ser complementadas com 240 horas de estágio em farmácias homeopáticas conveniadas a Faculdade de Farmácia. Com a aprovação nesta disciplina o farmacêutico da UFRJ está apto a ser responsável técnico (RT) por estabelecimentos farmacêuticos homeopáticos, conforme deliberação do CFF.

Até o presente momento, ano de 2009, a Faculdade de Farmácia ainda não possui laboratório de manipulação homeopático, entretanto, ações têm sido tomadas para viabilizar a construção deste laboratório que tem como objetivo principal ser um campo de estágio para os alunos da Faculdade de Farmácia. A primeira destas ações foi a elaboração do projeto de expansão da Farmácia Universitária da UFRJ que permitirá implementar o serviço de homeopatia. Este é um projeto do Departamento de Medicamentos, de autoria da Profa. Carla Holandino Quaresma, que conta com o apoio integral de todo o corpo deliberativo do depto. de Medicamentos assim como da Congregação da Faculdade de Farmácia. Em dezembro de 2007 o Conselho de Centro do Centro de Ciências da Saúde, aprovou por unanimidade e por aclamação, o referido projeto, permitindo a ocupação do terreno com o novo prédio a ser construído em área já pertencente à Farmácia Universitária da UFRJ. A ampliação física da Farmácia Universitária permitirá a ampliação dos serviços prestados à população, além de garantir o estágio dos alunos de graduação que, sob a supervisão de um professor, terão a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de uma Farmácia Homeopática.

Além disso, o Depto. de Medicamentos e a Farmácia Universitária da UFRJ, abraçaram a campanha “Homeopatia Direito de Todos”, administrada pela Organização Social Civil de Interesse Público intitulada “Ação Pelo Semelhante”. Esta organização foi fundada no Rio de Janeiro em 15 de março de 1999 por um grupo de médicos homeopatas, com a missão principal de divulgar e consolidar a homeopatia como uma alternativa para as políticas públicas de saúde. Dentre as várias ações da campanha “Homeopatia Direito de Todos” está a construção de um abaixo assinado, que tem por objetivo mobilizar a população a documentar o seu desejo ao acesso as terapias integrativas e complementares, como a homeopatia, na rede pública de saúde. Estas assinaturas são colhidas em eventos, em farmácias comunitárias, em consultórios médicos, além de se encontrar disponível em um abaixo assinado eletrônico no site: www.semelhante.org.br , e na Farmácia Universitária da UFRJ.

Participe, Acesse, Exerça o seu Direito de ter Acesso a Terapêutica e ao Medicamento Homeopático!








Desenvolvido por: Cúpula Informática
******
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Bloco K - Sala 050 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 55-21-2562-6444 - webmaster@pharma.ufrj.br