Laboratório de Nanotecnologia Biofuncional
Nossas pesquisas envolvem o desenvolvimento de biomateriais ligados à saúde humana, atuando principalmente na micro e nanoencapsulação e liberação controlada de substâncias bioativas, preferencialmente de origem natural. Na área de Nanociência e Nanotecnologia nos destacamos na preparação e caracterização de nanopartículas magnéticas para aplicações médicas (“drug delivery” e hipertermia magnética) e biotecnológicas (imobilização de enzimas). Colaboramos com outros pesquisadores de instituições diversas e fazemos parte da Rede NanoSaúde (coordenador Alexandre Rossi – CBPF) contemplada pela Faperj em 2019. Competências: – Sintetizar e funcionalizar nanopartículas magnéticas para aplicações biomédicas e biotecnológicas; – Estabilizar ativos farmacêuticos e alimentícios através da microencapsulação; – Desenvolver sistemas de liberação controlada de bioativos a partir da microencapsulação em polímeros naturais e sintéticos.
Projetos e parcerias
Os biocatalisadores apresentam a vantagem da especificidade e seletividade, mas ainda representam um alto custo para implementação. Este projeto se propõe imobilizar a lipase de Yarrowia lipolytica aumentando a estabilidade e eficiência catalítica, tornando-o reutilizável e assim, diminuindo custos em processos biotecnológicos. No presente projeto serão desenvolvidas nanopartículas magnéticas funcionalizadas para imobilização de lipase que viabilizará a recuperação e reutilização.
Este projeto consiste no design de nanoestruturas visando aplicações médicas, como rastreamento celular e teranóstico tumoral. As nanoestruturas desenvolvidas serão compostas pela combinação das seguintes subestruturas: nanopartículas superparamagnéticas derivadas de óxido de ferro (magnetita – Fe3O4, maghemita – Fe2O3 e ferro metálico – Fe0); fluoróforos naturais (extrato de cúrcuma e extrato de hipérico) e sintéticos (curcuminóides modificados); partículas poliméricas sintéticas (homopolímero PMMA e copolímero P(MMA-co-AA)) e marcadores de superfície (ácido fólico – introduz seletividade por tumores; dextran – favorece permeabilidade celular).
Sourdough starter é uma mistura de farinha de trigo ou centeio e água contendo leveduras e bactérias ácido láticas sendo tradicionalmente utilizado como fermento para fabricação de produtos de padaria. A manutenção deste fermento pode ser trabalhosa e custosa. O projeto tem como objetivo realizar a secagem do sourdough starter através de liofilização e spray-drying para estabilizar. Além disso pretende-se realizar a identificação dos microrganismos presentes e seus produtos metabólitos durante a fermentação, observar as propriedades físico-químicas das amostras e realizar uma análise sensorial de pães produzidos com os fermentos na forma seca.
O projeto tem como objeto de pesquisa a bebida fermentada kombucha, investigando sua inserção, produção e consumo no mercado brasileiro através de questionários com produtores e consumidores, além da legislação e da literatura, e as possibilidades de uso da celulose bacteriana coproduzida em sua fermentação através de uma Revisão Sistemática da Literatura
O objetivo é encapsular extrato contendo triterpenos em um nanossistemas para obter uma atividade de inibição do crescimento de células tumorais, uma vez que estudos já existentes mostram que ele tem a capacidade de induzir a apoptose e modelar o ambiente do tumor, aliando essas características ao seu poder anti-inflamatório.
Criada em 2017 por Marcel Martins
A Magtech é especializada no desenvolvimento de nanopartículas multifuncionais, direcionada a soluções biotecnológicas, principalmente em saúde. Apresenta em seu portfólio produtos nanoestruturados para o mercado de lifescience. Como principais aplicações destes produtos, destaca-se o emprego como suportes magnéticos para biomoléculas, marcação de células para uso em pesquisa e purificação de proteínas e/ou material genético. A Magtech conta com uma rede de parceiros comerciais e científicos, na área de biotecnologia, conseguindo assim viabilizar toda a análise de mercado prevista no projeto.
Criada em 2022 por Jéssica Dornelas
A NanoOnco3D é uma empresa que desenvolve métodos alternativos ao uso de animais através da aplicação de tecnologias como cultivo celular 3D, bioimpressão e microfluídica, produzindo modelos biológicos para aplicação na triagem de fármacos, ativos e nanossistemas. Entregamos soluções inovadoras auxiliando em projetos de P&D e realizando triagens em modelos biológicos tridimensionais.
Criada em 2021 por Juliana Telles
A Ceres Alimentos (I.S.) é uma empresa do setor de alimentos fundada em 2021 por jovens pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento de produtos alimentícios funcionais. A empresa é especializada na criação de formulações compostas por extratos e emulsões de alimentos de origem vegetal com propriedades funcionais direcionados, principalmente, à indústria alimentícia. O modelo de negócio da Ceres Alimentos integra prestações de serviços de P&D do tipo on demand, desenvolvimento de produtos próprios e a venda direta de ingredientes alimentícios.
Criada em 2022 por Arthur Miranda e Isabelle Guimarães
A Flower Nanotechnology é uma empresa de base tecnológica que propõe a utilização de microfluidica para a produção de formulações nanotecnológicas. A Flower surgiu em 2022 com a demanda do desenvolvimento e produção de chips de microfluidica além da pesquisa e desenvolvimento utilizando estes chips para a produção de formulações nanotecnológicas de nossos clientes.
Equipe
Estrutura
Endereço
Sala 38, bloco A, 2o andar
Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
CEP: 21941-902
Estrutura
O LabNanoBiof possui estrutura de síntese de materiais micro e nanoestruturados, fazem parte equipamentos como ultrasonicador, rotaevaporador, centrífuga, estufa, liofilizador, etc.
Produção recente
- 2021
- 2019
- FIGUEIREDO-JUNIOR, ALEXSANDRO TAVARES; DOS ANJOS, FRANCISCA DE FÁTIMA; BRITO, FRANCISCO DAS CHAGAS DE MELO; VIANA, VICENTE GALBER FREITAS; VALENÇA, SAMUEL SANTOS; LANZETTI, MANUELLA; Finotelli, Priscilla Vanessa. Bixin loaded on polymeric nanoparticles: synthesis, characterization, and antioxidant applications in a biological system. Applied Nanoscience, v.11, p.63 - 78, 2021.
- SANTOS, EVELYN C.S.; CUNHA, JAMILI A.; MARTINS, MARCEL G.; GALEANO-VILLAR, BIANCA M.; CARABALLO-VIVAS, RICHARD J.; LEITE, PABLO B.; ROSSI, ANDRÉ L.; GARCIA, FLÁVIO; FINOTELLI, PRISCILLA V.; FERRAZ, HELEN C. Curcuminoids-conjugated multicore magnetic nanoparticles: Design and characterization of a potential theranostic nanoplatform. JOURNAL OF ALLOYS AND COMPOUNDS. , v.879, p.160448 - , 2021.
- ALBAGLI, GABRIEL; SCHWARTZ, ISABELA DO MONTE; AMARAL, PRISCILLA F.F.; FERREIRA, TATIANA FELIX; FINOTELLI, PRISCILLA V. How dried sourdough starter can enable and spread the use of Sourdough bread. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY. v.149, p.111888 - , 2021.
- LONGUINHO, MARIANA M.; LEITAO, S. G.; SILVA, RAPHAEL S.F.; SILVA, PEDRO E.A.; ROSSI, ANDRÉ L.; FINOTELLI, P. V. Lapazine loaded Alginate/Chitosan microparticles: Enhancement of anti-mycobacterium activity. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 54, p. 101292, 2019.